sábado, 27 de setembro de 2014

Vereador 'A Onde é' é preso ao tentar receber salário de assessor


O vereador de Fortaleza Antônio Farias de Sousa (PTC), conhecido como "A Onde É", foi preso em flagrante por volta das 13 horas desta sexta-feira (26) quanto tentava receber o salário de um assessor na agência do Banco do Brasil, localizado na Avenida Monsenhor Tabosa, no Bairro Meireles, em Fortaleza. No carro do vereador, os agentes encontraram R$ 6 mil em espécie.

"[Com a prisão em flagrante] ficou comprovada a tese do Ministério Público de que ele contrata assessores fantasmas que não trabalham e recebem dinheiro da Câmara Municipal de Fortaleza e repassam para ele", explica o promotor de Justiça Ricardo Rocha, da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Publica (Procap).

O advogado Leando Vasques, que representa o vereador, contesta a versão apresentada pelo Ministério Público. Segundo ele, duas pessoas, um deles assessor do vereador "A Onde É", foram até a agência bancária para sacar uma certa quantia em dinheiro que um deles iria emprestar ao outro. "Eles haviam combinado que um emprestaria um valor ao outro para liberar uma moto que estava retida. Nada mais normal. O vereador não estava com ele, foi chamado depois já que um é assessor dele. Aí houve a abordagem [dos policiais] interpretando como se houvesse uma exigência. Na interpretação do vereador, ele não estava exigindo nenhum valor de ninguém", disse.

O vereador foi ouvido pela delegada do 2ª Distrito Policial, Socorro Portela e, em seguida, encaminhado à Perícia Forense do Ceará (Pefoce), onde fará exame de corpo de delito. Em seguida, "A Onde É" será encaminhado para a Delegacia de Capturas, no Bairro Centro, onde ficará detido. A operação que resultou na prisão do vereador foi realizada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Civil.

O vereador foi preso pelo crime de concussão, que consiste em "exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida". Se condenado, "A Onde É" pode pegar de dois a oito anos de reclusão, além de pagamento de multa. Como o crime á afiançável somente na Justiça, o vereador deverá permanecer preso até que o juiz arbitre a fiança. O processo contra o vereador está tramitando na 18ª Vara Criminal de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário