quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Com 51% de sua capacidade açude Trussu atinge seu nível mais baixo do ano


O açude Trussu como é popularmente chamado o reservatório Roberto Costa no distrito de Suassurana em Iguatu, é a maior fonte de riqueza natural da cidade, com a capacidade de acumular 301 milhões de metros cúbicos do precioso liquido, o açude tem seu nível de água caindo consideravelmente nos últimos meses.

Em pouco mais de um mês  atrás o reservatório possuía 54% de seu total, uma situação considerável boa por parte da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, (COGERH), mas nesta quinta-feira, 22, a própria entidade emitiu um novo relatório, acendendo um sinal de alerta para a população.

Hoje com 51,91%, o açude que além de abastecer uma população de mais de 100 mil habitantes, ainda tende a suprir usos diversos como, pesca pecuária agricultura e o lazer. “Passamos nesses últimos meses por um período de muito calor que acarreta no maior consumo e evaporação do líquido. Não sabemos como será o período do inverno no próximo ano, por isso temos que alertar a população para um consumo mais responsável”, ressaltou o superintendente do SAAE Edval Lavor.

O dado de acordo com os dados da COGERH é o mais baixo do ano. O Trussu e mais dois açudes são as únicas represas que compõe o quadro de 20 reservatórios na Bacia do Alto Jaguaribe que ainda possuem o seu nível a cima dos 50%. Destaque para o reservatório de Orós que mesmo com o castigo de um das piores secas, possui 53.54 % de seu volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário