quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Motoristas terão até 1º de abril para trocar extintores sem multa

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (7) a prorrogação oficial do prazo para substituição dos extintores dos veículos para o tipo ABC. De acordo com o Diário Oficial da União, os motoristas que rodarem sem o extintor novo poderão ser multados a partir de 1º de abril.

A suspensão da multa ocorreu após proprietários de veículos relataremdificuldades para encontrar o equipamento à venda em diversas regiões do país. A exigência entrou em vigor em 1º de janeiro, mas a “corrida” para trocar o extintor no final do ano provocou a escassez do produto.

O Ministério das Cidades decidiu então adiar a aplicação das multas por 90 dias, mesmo após prazo de 5 anos para a adequação – a resolução que determinou a mudança é de 6 de novembro de 2009. A partir de 1º de abril, o descumprimento da norma resultará em multa de R$ 127,69, 5 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo para regularização.

O modelo exigido agora pela lei é chamado de ABC porque controla incêndio produzido por diversos tipos de materiais. Ele começou a equipar carros fabricados a partir de 2005, porém, uma liminar chegou a derrubar essa exigência, que foi restabelecida em 2009. O extintor antigo era do tipo BC, que combatia apenas o fogo causado por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.

Equipamento vencido

A procura por extintores também aumentou porque, ao verificar o equipamento nos carros, proprietários perceberam que o item estava fora da data de validade, que é de 5 anos, a partir da data de fabricação. Circular com extintor vencido também pode dar multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário