quarta-feira, 18 de março de 2015

49% de chances de chuvas abaixo da média neste trimestre

Abril, maio e junho deverão ser meses com precipitações abaixo da média no Ceará,novamente. O prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de que há 49% de chances de as chuvas serem abaixo da média, 44% de serem em torno da média e apenas 7% de chances de serem acima da média.No Ceará, a média histórica do trimestre analisado é de 311,7mm, sendo 184,3mm de abril, 89,9 de maio e 37,5 de junho.

A maior probabilidade é de que as precipitações aconteçam de forma irregular tanto no tempo, com ocorrência de veranicos, quanto no espaço, com divisão heterogênea entre as macrorregiões.O período analisado corresponde à segunda metade da estação chuvosa (abril e maio) e o primeiro mês da pós-estação chuvosa (junho).  

Apesar do prognóstico negativo, o presidente da Funceme ressaltou que devem ocorrer eventos de chuvas. “Algumas pessoas confundem a expressão chover abaixo da média com zero de chuva. A previsão fala do acumulado de três meses e, obviamente, haverá precipitações nesse período, algumas podendo até ser intensas. Mas provavelmente não serão suficientes para atingir a categoria em torno da média histórica”, disse o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário