segunda-feira, 6 de abril de 2015

Presos têm surto de meningite e cadeia é interditada no Ceará


A cadeia pública de Aquiraz, na Grande Fortaleza, foi interditada neste domingo (5) após surto de meningite entre os presos. A decisão é da juíza titular da 1ª Vara de Aquiraz, Mônica Lima Chaves, dois dias após a confirmação do primeiro caso da doença na unidade.

“Na sexta-feira (3) tivemos um preso levado ao hospital e a doença foi confirmada no dia seguinte. Hoje (5) temos mais cinco presos passando mal, com sintomas da doença”, diz a juíza. O diagnóstico foi confirmado no hospital São José, em Fortaleza, onde o detento é mantido sob escolta policial.

As visitas deste domingo foram suspensas, e a cadeia não recebe presos desde a determinação da interdição da unidade. Ainda segunda a juíza, o preso que teve o primeiro caso confirmado esteve em várias celas e teve contato direto com a maioria dos presos da cadeia. Quarenta detidos que estiveram nas mesmas celas do paciente receberam vacinas para bloquear os efeitos da doença.

“A meta é vacinar todas as pessoas, incluindo agentes que têm contato com os presos, pois eles trocam objetos e sabemos que meningite é muito contagiosa”, afirma Mônica. A previsão, segunda a juíza, é de que todos os detentos e servidores que trabalham no local sejam imunizados até a noite deste domingo.

A cadeia pública de Aquiraz tem capacidade para 51 detidos e comporta atualmente 105 pessoas. A juíza teme que a superlotação facilite a propagação da doença na unidade.

A Secretaria da Saúde do Ceará informou que enviou à unidade 600 unidades de remédios para bloquear os efeitos da doença. Parentes dos detentos também são convidados a tomar os medicamentos de imunização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário