segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Índice de divórcios cresce mais de 161% no Brasil

O índice de divórcios cresceu 161% no Brasil em 2014, em relação a 2004, conforme revelou pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira, 30. 

De acordo com o instituto, a maior taxa de divórcios no ano passado se deu no grupo de mulheres entre 35 e 39 anos e no grupo de homens de 45 a 49 anos. Na referida década, o Distrito Federal foi o estado brasileiro que apresentou a maior taxa geral (3,74%) de divórcios, enquanto que o Amapá obteve a menor taxa (1,02%). 

A segunda menor incidência de separações foi registrada no Piauí (1,31%). O Ceará, por sua vez, registrou taxa de 2,06%. O tempo médio entre a data do casamento e da sentença ou escritura do divórcio também caiu de 17 para 15 anos, em 2014. Entre as Unidades da Federação, o tempo médio mais elevado foi de 18 anos no Piauí. 

No Ceará, o tempo médio cai para 16 anos. Um dos motivos apontados pelo órgão para o aumento sucessivo de divórcios no Brasil diz respeito à mudança comportamental da sociedade brasileira, ao longo dos últimos anos. Além de aceitar o divórcio com maior naturalidade, o brasileiro passou a ter maior acesso aos serviços de Justiça para, desta forma, formalizar as dissoluções dos casamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário