quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Interior supera a Capital em fraudes no DPVAT


Quixadá/Iguatu Santa Quitéria, Boa Viagem e Crateús são apontados como os municípios do Ceará onde vem ocorrendo, neste ano, o maior número de fraudes do seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Supera, inclusive, o número de fraudes em Fortaleza, onde está concentrada a maior frota veicular do Estado, 992.515 unidades até outubro. A divulgação é feita pela Seguradora Líder, responsável pelo pagamento das indenizações em todo o País. 

Em nível nacional, o Ceará desponta como um dos cinco Estados onde foram detectados os maiores números de fraudes contra o seguro DPVAT. Perde apenas para Minas Gerais em quantidade de ações judiciais em andamento. São Paulo, onde está concentrada a maior frota do País, vem em terceiro lugar. Entre janeiro e novembro deste ano já foram detectadas 1.586 no Ceará, equivalendo a quase 1/3 dos casos constatados no Brasil, que neste período foram 5.129. 

Perdas 

Pelos levantamentos mais recentes da Líder, se pagas, somente no Ceará gerariam perdas máximas na ordem de até R$ 20,7 mi. Neste mesmo período, foram oferecidas 2.319 novas representações criminais, das quais parcela significativa deve resultar na instauração de inquéritos policiais, denúncias do Ministério Público e sentenças condenatórias. 

Investigações em Iguatu

Na Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, no Centro-Sul, há mais de 30 inquéritos que apuram irregularidades no DPVAT. As fraudes teriam sido cometidas por agenciadores, advogados, despachantes e até servidores da unidade policial. "Só em Iguatu são 20 procedimentos", observa o delegado regional, Jerffison Pereira da Silva. As mais comuns referem-se à falsificação de BO, de atestados de perícia médica e criação de acidentes. "Fechamos a porta e estamos tentando inibir a prática fraudulenta", disse o delegado. 

"Há vários clientes que esperam mais de dois meses", queixou-se o advogado Ricardo Pinho. O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Iguatu, Marcos Sobreira, confirmou que tem recebido queixas de profissionais que relatam atraso no encaminhamento do seguro. "Somos a favor da apuração das fraudes, os culpados devem ser punidos. "Já conversamos com o delegado para facilitar o trâmite desses processos", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário