sábado, 12 de novembro de 2016

Só Deus livrará o Ceará de um colapso no abastecimento de água

O Governador Camilo Santana deu declarações nessa semana sobre o iminente colapso no abastecimento de água em Fortaleza e na Região Metropolitana, acusando o Governo Federal de não “olhar” para a situação de calamidade pública da região Nordeste e principalmente do Ceará, que enfrenta o quinto ano de seca. 

Com os reservatórios abaixo de 10% de sua capacidade e o Castanhão tendo que receber água do Orós para não secar, o Governo prevê que a água existente nos reservatórios só durarão até março do próximo ano, caso não chova no Ceará. Camilo afirmou que não será responsabilizado pelo colapso e sim o Governo Federal que paralisou as obras da Transposição do Rio São Francisco. 

Em audiência na sexta-feira, na Assembléia Legislativa, o representante do Ministério da Integração Nacional, Jonathan Assunção, disse que o cronograma não poderá ser alterado. Portanto, se não houver contestações, a licitação que será aberta em dezembro deverá contratar nova empresa em fevereiro e entregar as obras seis meses depois. Isto é, a águas do velho chico só chegarão ao Ceará entre o segundo semestre de 2017 e inicio de 2018. Até lá, o jeito é rezar para que São José mande chuvas para aplacar a sede do sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário