terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Forte ventania destrói plantações e causa prejuízo de R$ 2 milhões em Iguatu

Uma forte ventania derrubou centenas de bananeiras e causou prejuízo avaliado em mais de R$ 2 milhões aos produtores de Iguatu, no interior do Ceará. As rajadas ocorreram acompanhadas de raios e trovões e uma chuva leve. 

Agricultores de diversas regiões da zona rural de Iguatu relataram danos semelhantes, principalmente nas várzeas do Rio Jaguaribe, nos distritos de Quixoá, Cardozo e Penha. 

De acordo com o produtor João Alves, esta é a quarta vez desde 2014 que um fenômeno semelhante causa prejuízo na produção de banana. "Eu perdi mais ou menos a metade da plantação, em alguns locais a destruição foi ainda maior, quase perda total", diz. 

Ventos de até 88 km/h 

De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz, as rajadas que causaram a destruição do plantio são típicas do período chuvoso no Ceará. 

Analisando as imagens dos estragos em Iguatu, o meteorologista Raul Fritz avalia que a ventania tenha atingido o nível 8 (ventania, entre 62 e 74 km/h) ou nível 9 (ventania forte, 75 e 88 km/h), na escala Beaufort, que vai de 0 a 12. 

"As nuvens mais desenvolvidas, que ocorrem em período de chuvas, são nuvens mais extensas verticalmente, elas são acompanhadas ou antecedidas por rajadas fortes de vento que descendem das nuvens", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário