quinta-feira, 16 de março de 2017

Açudes do Ceará atingem melhor índice em cinco meses

O nível dos reservatórios cearenses atingiu, nessa quarta-feira, o melhor índice desde outubro do ano passado. Há cinco meses acumulando quedas sucessivas por razão das escassas chuvas no Estado, o quadro se reverteu neste mês, diante dos eventos pluviométricos observados ao longo dos primeiros 15 dias de março. O volume dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh) saltou de 6,25%, no mês de fevereiro, para 8,06%. 

A quantidade de açudes secos também tem reduzido, assim como cresceu o número de reservatórios sangrando. Ontem, pela primeira vez no ano, a Cogerh registrou três açudes com 100% de sua capacidade de armazenamento. O Tijuquinha, na cidade de Baturité, se juntou aos reservatórios Caldeirões, em Saboeiro, e Maranguapinho, na cidade de Maranguape. Todos eles estão sangrando. 

Apesar disso, o quadro ainda não é favorável e requer cuidados e o uso racional da água, uma vez que, no segundo semestre, as chuvas são raras. De acordo com a Cogerh, desde 1995, ano em que o órgão passou a monitorar os reservatórios no Estado, 2017 atingiu, com 6,4%, em janeiro e fevereiro, o pior índice em 22 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário