segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Bebê fica em estado grave depois de erro na dosagem de medicação no Ceará

O estado de saúde do bebê Kaleb Rodrigues Martins, de um mês e meio, é considerado estável. Segundo a mãe, Evilene Rodrigues, o menino foi transferido na noite de ontem (3) para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Albert Sabin, na Capital. "Ele está entubado, respirando com ajuda de aparelhos. Disseram para a gente que o estado de saúde dele é estável", explicou Evilene. 

Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), o bebê foi atendido com quadro de broncoespasmo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do José Walter, em Fortaleza, na manhã do último sábado, dia 2 de setembro. 

A Sesa confirmou ainda que a criança apresentou uma reação adversa grave, por diversas causas, entretanto não detalhou as circunstâncias do ocorrido. 

"Uma sindicância será instaurada na UPA do José Walter para apurar os fatores que levaram a esta situação. Após os resultados, encaminhamentos administrativos serão tomados para minimizar os riscos de situações como esta voltarem a acontecer. O paciente está sendo prontamente atendido no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da rede pública do Governo do Ceará", comunicou a Pasta, por meio de nota. 

Caso 

Jarina Militão, tia da criança, explicou que Kaleb, desde a última sexta-feira (1º), parecia estar com a respiração comprometida. A mãe do menino o levou até Hospital Distrital Gonzaga Mota, no José Walter, para uma consulta. Ela foi orientada a levar a criança para fazer um raio-X a fim de identificar o problema. A máquina disponível na unidade, porém, estava quebrada. Por isso, o bebê foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do mesmo bairro. 

"Desde quando ele nasceu teve problemas respiratórios. Segundo os médicos, ele engoliu secreção do parto e por isso ficou com essa dificuldade. Os médicos da UPA orientaram deixá-lo internado para observação, após o raio-x e disseram que estava tudo certo e iriam passar apenas um medicamento para ele tomar via respiratória. Foi quando a enfermeira aplicou o remédio na veia e o Kaleb já instantaneamente começou a sangrar pelo nariz e chegou a ter uma parada cardiorrespiratória", disse. 

A mãe do garoto ainda não sabe se vai tomar medidas judiciais pelos supostos erros. "Hoje nós vamos na UPA para saber o que aconteceu. No momento eu não penso em processar, mas eu quero saber de quem é a culpa", afirmou Evilene.

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário