quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Maior queijo de cabra do mundo tem 120kg


Depois do maior queijo coalho do mundo, produzido por pecuaristas e proprietários de indústrias de laticínios de Quixeramobim, os produtores deste Município realizam façanha similar. Assim como ocorreu na vizinha cidade, na abertura do IV Fest Leite e da V FAICQ, os criadores de caprinos de Quixadá apresentaram, no enceramento da XXXIII Exposição de Caprinos e Ovinos do Ceará (Expocece), o maior queijo de leite de cabra do planeta. O artefato comestível atingiu 120 quilos, 34 a mais do que o apresentado no ano passado.

Conforme o caprinocultor Beto Macário, responsável pela articulação dos produtores de leite de cabra e fabricação do queijo gigante, foram necessários 1,2 mil litros para superar a marca recorde conquistada por eles na última exposição. Segundo o criador, Quixadá está dando importantes passos para se transformar no maior produtor de leite de cabra do Ceará. Hoje, eles produzem 600 litros por dia. A meta é duplicar a produção nos próximos 12 meses. Eles pretendem dobrar o tamanho do recorde na próxima edição da Expocece.

Mais de 500 criadores participaram da exposição. O número de visitantes superou o do ano passado, mas não chegou ainda aos 50 mil esperados. Um dos mais experientes criadores do Estado, Aurir Almeida, ficou satisfeito com os resultados. Ele cria caprinos da raça Boer. O animal é conhecido mundialmente pela excelente carcaça e cobertura de gordura, ideal para o corte. "A Expocece é uma incontestável prova da nossa vocação pecuária", comemora

Nenhum comentário:

Postar um comentário