sábado, 14 de agosto de 2010

Ministro alerta para risco de vírus

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu ontem a possibilidade do vírus da dengue tipo 4 circular no país no próximo verão. O tipo mais raro do vírus já foi detectado em Roraima, onde pelo menos três casos foram confirmados pelas autoridades de saúde. "É preciso estar preparado", disse Temporão.

"A probabilidade de que o vírus possa circular não é 100 por cento segura. O vírus pode ter um comportamento inesperado e não se expandir com a velocidade com a qual poderia se supor, mas ele pode, sim, circular pelo território nacional", acrescentou.

Segundo Temporão, embora Roraima esteja afastado dos grandes centros urbanos do país, diariamente há voos transportando pessoas do Estado para outras regiões.

O ministro lembrou ainda que os brasileiros estão vulneráreis ao novo tipo da doença visto que não têm imunidade ao vírus, que não circula há muitos anos no país, apesar de estar presente em vizinhos da América do Sul.

De acordo com o ministro, os sintomas da dengue tipo 4 são os mesmos das outras formas da doença, como dor de cabeça, no corpo, nas articulações, diarréia, vômito e febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário