domingo, 22 de agosto de 2010

Plantio de uva transforma paisagem nos Inhamuns

Catarina A paisagem dos sertões dos Inhamuns aos poucos começa a mudar. Em vez das tradicionais culturas de milho e feijão, hortaliças e fruticulturas ocupam cada vez mais espaço em pequenas propriedades a partir de projetos irrigados. No Sítio Bom Lugar, zona rural deste Município, um plantio experimental de uva chama a atenção dos moradores e atrai curiosos de várias localidades que se mostram surpresos e admirados com a produção e a qualidade dos frutos.

Os técnicos responsáveis pelo cultivo de uva, da variedade Itália Moscato, também ficaram surpresos com a antecipação do ciclo de produção. Em dez meses, os cachos surgiram grandes e recheados de frutos de boa qualidade. "Em Petrolina, a produção só começa depois de 11 meses. Aqui usamos um plantio adensado, com espaçamento reduzido", observou o técnico agrícola, Abílio do Nascimento.

Os frutos que começam a ser colhidos são resultados da determinação e do esforço do produtor rural, Ronivon Cezário Ferreira. Depois da orientação dos técnicos da Ematerce, implantação de moderno sistema de irrigação e de novos tratos culturais, o agricultor resolveu, há dois anos, revolucionar a produção de sua propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário