domingo, 19 de setembro de 2010

Centro-Sul mostra potencial para a uva


Na região Centro-Sul, este Município é o maior produtor de uva. São seis hectares implantados e uma produtividade média de 20 mil kg por hectare, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura de Iguatu. As unidades foram implantadas há três anos, após uma mobilização local junto aos produtores rurais.

A ideia era atrair um maior número de pessoas dispostas a cultivar videira em face da possibilidade de maior lucro em relação às outras fruteiras e de um amplo mercado consumidor no Estado. Até agora o esforço conjunto da Secretaria de Agricultura e do Instituto Agropolos conquistou quatro produtores. Dois deles, José Dantas e Francisco de Souza, estão produzindo com regularidade e satisfeitos com os resultados. Segundo os técnicos, um dos principais empecilhos é o elevado custo de implantação do parreiral, bem superior às tradicionais fruteiras.

A produção em torno de 20 mil quilos por hectare ano tem relação com o tempo de implantação da cultura. A uva chega a estabilizar a produção somente após o quarto ano de implantada e, com bons tratos culturais, pode alcançar uma produção média de 40 mil kg por ha. O ciclo produtivo do parreiral é de quatro meses. Com o intervalo de descanso, garante ao produtor duas safras e meia por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário