quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Obra na CE-060 em ritmo acelerado


Dois meses após a conclusão das obras de pavimentação asfáltica do trecho de 33km da CE-060, a Conhecida Estrada do Algodão, entre a localidade de Umarizeiras e a cidade de Várzea Alegre, operários trabalham agora na reconstrução de um trecho complementar de 30km entre Iguatu a localidade de Umarizeiras. O serviço deve ficar pronto em novembro próximo, pondo fim a quase uma década de transtornos em face dos buracos e remendos que havia na pista antiga.

A Estrada do Algodão é uma das principais vias de ligação entre o Centro-Sul e o Cariri. O asfalto estava em precárias condições. Moradores e motoristas reivindicavam a reconstrução da rodovia, que a cada ano passava por serviços de tapa-buracos. Nesse período houve muitas reclamações. "Finalmente estão fazendo uma obra necessária", disse o comerciante Francisco Gonçalves. "Só remendar não adiantava mais".

Os serviços incluem a retirada o asfalto velho, estragado, colocação de piçarra para composição da nova base e nova pavimentação asfáltica. Depois de concluído, o novo asfalto vai oferecer mais segurança para os usuários e menor tempo de viagem entre Centro-Sul e Cariri.

Outro trecho em reconstrução vai completar a ligação dessas duas regiões. A CE-386, entre a cidade de Farias Brito e Crato, numa extensão de 45km, também está sendo reconstruída. A pista apresentava muitos buracos, que foram remendados ao longo dessa década. Operários e máquinas realizam o serviço, que deve ficar concluído até o fim deste ano. Já o trecho de 34km entre a cidade de Várzea Alegre e Farias Brito, na rodovia federal, BR-230, conhecida por Transamazônica, passou recentemente por serviço de tapa-buraco.

O trecho entre Iguatu e Várzea Alegre de 63 km foi construído em 1992 e, de lá para cá, só houve conserto, serviço de tapa-buraco. Havia, portanto, necessidade de reconstrução da via. A Estrada do Algodão tem fluxo elevado de veículos. No segmento em reconstrução houve danificações de pontes e bueiros na cheia registrada em 2004, interditando por alguns meses a rodovia. No início do ano passado, próximo à localidade de Bravo, parte do asfalto cedeu e o trânsito ficou a meia pista.

O primeiro trecho reconstruído entre Várzea Alegre e a localidade de Umarizeiras recebeu serviços preliminares, drenagem, sinalização horizontal e vertical, proteção ambiental, revestimento asfáltico usinado a quente (CBUQ). Foram investidos R$12 milhões oriundos do Tesouro do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O DER por meio do 9º Distrito Operacional de Iguatu fiscalizou os trabalhos, que foram executados pela empresa Delta Construções.

A continuidade da obra é feita pela empresa Maciel Construção. A via também receberá serviços de drenagem, será mais larga em alguns pontos, com cortes de serrotes, nova sinalização e asfalto usinado a quente. À medida que a base é concluída, operários e máquinas já trabalham no novo asfalto. Em face da obra, há necessidade de se esperar alguns minutos em determinados trechos para que as máquinas concluam etapas de serviço. O tráfego é controlado e é utilizado em pista única, exigindo a atenção de quem viaja pela via.

Honório Baebosa

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