domingo, 7 de novembro de 2010

Madre Bárbara Maix é beatificada em cerimônia em Porto Alegre

A madre austríaca Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e que dedicou sua vida a atender órfãos e filhos de escravos no Brasil, foi beatificada neste sábado em cerimônia em Porto Alegre.

A madre Maria Bárbara da Santíssima Trindade (1818-1873) foi beatificada em uma missa celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dadeus Grings, junto a cerca de 320 sacerdotes e que atraiu milhares de fiéis ao ginásio do Gigantinho.

Durante a cerimônia, o representante do Vaticano no Brasil, Lorenzo Baldisseri, leu a carta com que o papa Bento XVI beatificou Bárbara Maix. A missa contou 3 três anos de idade, sobreviveu a graves queimaduras de terceiro grau em todo o corpo supostamente graças a um milagre atribuído à religiosa e que foi reconhecido pelo Vaticano.

A beatificação é uma das etapas do processo de canonização, que, no caso de Bárbara Maix, foi solicitado em 1993 em Porto Alegre pelo arcebispo da cidade. A freira nasceu em 27 de junho de 1818 em Viena (Áustria), de onde emigrou para o Brasil em 1848.

Um ano após ter desembarcado no Rio de Janeiro fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que atualmente tem sua sede em Porto Alegre e está presente em Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Haiti, Itália e Moçambique. Durante 14 anos, Bárbara Maix dirigiu asilos, orfanatos e escolas da Congregação em Porto Alegre. Ela morreu no Rio de Janeiro em 1873, aos 55 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário