domingo, 26 de dezembro de 2010

Terremoto e breve alerta de tsunami abalam o Natal no Oceano Pacífico

Um violento terremoto no sudoeste do Oceano Pacífico provocou neste domingo pela manhã um alerta de tsunami que foi rapidamente cancelado depois que os cientistas confirmaram que a onda superava apenas os 15 centímetros acima do nível habitual do mar.

O tremor foi de magnitude 7,3 e aconteceu no arquipélago de Vanuatu (sudoeste do Oceano Pacífico), segundo o Instituto de Geofísica americano (USGS).

Depois do terremoto, foi lançado um alerta de tsunami na zona compreendida entre Vanuatu, Nova Caledônia e ilhas Fiji.

"Os dados sobre o nível do mar confirmaram que o tremor provocou um tsunami", anunciou em seguida o centro de alerta de tsunamis do Pacífico, localizado no Havaí.

Depois de constatar que em Vanuatu havia somente um aumento de 15 centímetros em relação ao nível habitual do mar, o centro retirou seu alerta.

O USGS, que a princípio estimou que a magnitude do tremor seria de 7,6, precisou que o terremoto ocorreu no domingo às 00H16 horas local (11H16 de Brasília) e que se seguiram réplicas de 5,6 e 5,5.

O instituto também revisou seus indicadores sobre a profundidade do tremor (12,3 km) e seu epicentro (145 km a oeste de Isangel, na ilha de Tanna, do arquipélago de Vanuatu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário