domingo, 16 de janeiro de 2011

Com clima oposto ao Sudeste, Nordeste tem 179 municípios em emergência por conta da seca

Enquanto as fortes chuvas no Sudeste já mataram mais de 500 pessoas, o interior do Nordeste enfrenta um início de 2011 marcado pela estiagem. Levantamento feito pelo UOL Notícias nesta sexta-feira (14) aponta que 179 municípios estão em situação de emergência, homologada pela Defesa Civil Nacional, por conta da seca na região. A maioria deles está localizado na região do semiárido.

Somente este ano, 21 municípios decretaram emergência por um período de 90 dias –renováveis por igual período. De 2010 são 158 decretos ainda em validade, a maioria deles publicados em novembro.

Segundo balanço da Defesa Civil Nacional, o Ceará é o Estado com maior número de municípios: 81 ao todo. A Bahia vem em seguida, com 47, e a Paraíba tem 19. Entre os nove Estados nordestinos, apenas Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte não têm município em situação de emergência por conta da seca.

Para amenizar a estiagem, medidas são tomadas em toda a região. A principal delas é coordenada pelo Exército, que fornece água por meio da Operação Pipa, com a contratação de caminhões-pipa que atendem a 600 municípios da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário