terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Garantia safra terá prazo prorrogado

O Programa Garantia Safra do Governo Federal teve seu pagamento prorrogado para o dia 21 de janeiro de 2011, haja vista a procura dos agricultores ainda ser pequena para receber o benefício. Os agricultores devem procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário para pagar o boleto e receber o pagamento na Caixa Econômica Federal em Barbalha. Estão cadastrados 1358 agricultores para receberem o benefício.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, José Elismar, ele analisa como muito importante essa prorrogação, haja vista que muitos agricultores não pagaram o boleto para receber o benefício no valor de R$ 6,40. Até o momento, 1090 agricultores já receberam o benefício e o secretário espera atingir os 100% de agricultores beneficiados.

O Programa Garantia Safra é uma ação do Pronaf, criada para os agricultores que sofrem a perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Sua área de atuação abrange os municípios localizados na região Nordeste, no norte do Estado de Minas Gerais (Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha) e no norte do Estado do Espírito Santo.

Para participar, é necessário aderir ao Garantia Safra, anualmente. Essa adesão deve ser feita pelos estados, municípios e agricultores. Recebem pagamento os agricultores que aderiram nos municípios em que é detectada perda de pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca e milho.

Os benefícios são pagos diretamente aos agricultores, em parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. Quanto ao valor, os benefícios e a quantidade de agricultores a serem cobertos pelo Programa, a definição acontece anualmente, em data anterior ao início da safra agrícola (meses de junho, julho ou agosto), após o Comitê Gestor do Garantia Safra reunir-se e tomar a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário