sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Profetas populares preveem ´bom inverno´ para 2011

"Dessa vez a gente acerta". Quando se reunirem novamente amanhã pela manhã, no XV Encontro dos Profetas das Chuvas, Antônio Lima, Chico Leiteiro, Paroara, Paulo Costa e mais de 30 cientistas populares deverão anunciar no antigo Clube do Agrônomo de Quixadá a chegada de "bom inverno" este ano.

Na ultima edição do tradicional Encontro, a maioria havia apresentado boas perspectivas para a quadra chuvosa no Estado. Todavia, a média pluviométrica foi bem abaixo do esperado, provocando perdas de safra e frustração para quem tira o sustento do campo.

O profeta Renato Lino foi um dos poucos a contrariar os companheiros observadores do tempo. Havia motivo para a preocupação. As cascas de algumas árvores nativas, como a umarizeira e o sabiá, estavam caindo. Sinal ruim. A previsão pessimista foi ofuscada pelos aplausos a Erasmo Barreira, outro profeta da terra.

"Vai ter inverno dos bons", anunciava, erguendo o ninho de João-de-barro. Mas dessa vez, assegura o lavrador de Tapuiará que a previsão não vai contrariar o anseio da maioria. Afinal, as formigas estão se mudando para os altos, os inchuis subindo mais nos troncos das árvores. "Vem inverno por ai", acrescenta o profeta Lino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário