quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Siamesas podem ser separadas em cirurgia no Ceará

Diferente de alguns meses atrás, quando a dona-de-casa, Regina Fernandes, 40 anos, mãe das siamesas Clara e Clarice, nascidas há 11 meses, em Santa Quitéria, encontrava-se desacreditada do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), para o tratamento das filhas, hoje a situação parece ser outra. Pelo menos é o que declara Regina, "Fomos recebidos pelo diretor do hospital, que nos passou tranquilidade e firmeza, diferente de antes, quando cada um falava uma coisa".

no último dia 17, o juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, determinou que o Estado custeasse todas as despesas referentes ao procedimento médico necessário para a separação dos corpos das duas.

Na decisão, o juiz ressaltou o princípio constitucional da "dignidade da pessoa humana" como um dos motivos para que o Estado do Ceará assuma as referidas despesas". O magistrado determinou também, que o Governo do Ceará providenciasse imediatamente o atendimento adequado, com equipe médica especializada, e a realização da cirurgia, se for mesmo o mais indicado, em qualquer hospital da rede pública ou privada, no Brasil ou em outro País.

Os pais das gêmeas sobrevivem da agricultura e de doações, e sempre afirmaram que a preocupação é com a cirurgia que poderá garantir a sobrevivência das crianças. Os exames realizados mostravam que as meninas possuem órgãos independentes, sendo ligadas apenas pelo abdômen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário