quinta-feira, 3 de março de 2011

Governo quer subir impostos da cerveja

Cervejas e refrigerantes poderão ficar mais caros neste ano. O governo federal planeja aumentar em 8% a carga tributária (IPI e PIS/Cofins) da cerveja. Hoje, a carga é de 38,9%. Para as demais categorias de bebidas frias, que incluem, além de refrigerantes, isotônicos, refrescos e água mineral, o aumento também seria inferior a 10%.

No ano passado, o governo chegou a falar em um reajuste de 20%, mas acabou cedendo ao argumento dos grandes fabricantes. Eles prometeram investimentos recordes em aumento de produção e não houve aumento de tributos.

Desta vez, no entanto, com a necessidade de ampliar a arrecadação no intuito de cobrir os gastos públicos, o governo parece estar decidido a reajustar os impostos.

Em reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, na semana passada, as empresas entregaram um documento no qual anunciam investimentos da ordem de R$ 7,7 bilhões para 2011, desde que não haja aumento de impostos.

Na reunião, as empresas argumentaram ainda que o aumento de vendas previsto para este ano, sem aumento de preços, deverá gerar R$ 1 bilhão a mais de tributos para o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário