quarta-feira, 23 de março de 2011

Investigada morte por meningite no Cariri

O estudante João de Lima Santos Júnior, 19 anos, morreu no Hospital Santo Antonio de Barbalha com sintomas de meningite, uma doença grave caracterizada pela inflamação das meninges. O óbito aconteceu no domingo, dia 20, mas somente ontem a doença foi oficialmente diagnostica.

O jovem que cursava a 9ª série na Escola de Ensino Fundamental Melvin Jones deu entrada no Hospital São Francisco do Crato, no dia 19 de março, com febre, dor de cabeça, rigidez na nuca e vômitos. No mesmo dia, à noite, foi transferido para o Hospital Santo Antonio de Barbalha, onde o médico Marcos Moreira diagnosticou como meningite, conforme prontuário apresentado à reportagem pela Secretaria de Saúde do Crato.

Investigação
A Secretaria de Saúde do Estado, que recebeu a informação ontem, informou que, a principio, não está confirmada a meningite. O caso está sendo investigado em três vertentes: dengue, leptospirose e meningite. A assessoria da Imprensa explica que este ano só aconteceu um caso de meningite no Ceará que foi provocado por um traumatismo craniano.

A doença meningocócica é de ocorrência endêmica, isto é, registram-se casos durante o ano todo no Estado de forma cíclica, com aumento nos meses mais frios.

Mesmo sem realizar exame laboratorial, o médico plantonista do hospital de Barbalha recomendou que o caixão não fosse aberto e que o sepultamento fosse realizado no mesmo dia para evitar contaminação. No entanto, a orientação não foi obedecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário