quarta-feira, 30 de março de 2011

Pernambuco registra dois casos de dengue do tipo 4

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nesta terça-feira (29/3) a notificação dos primeiros dois casos de dengue do tipo 4 em Pernambuco. A confirmação, em exame feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), detectou a presença do novo sorotipo da doença em um homem de 27 anos, residente no município de Serra Talhada, e em uma mulher de 59 anos, moradora de Serrita. Segundo as informações da SES, ambos estão curados e já retomaram suas atividades normais.

De acordo com a SES, o homem de 27 anos apresentou os primeiros sintomas de dengue em 12 de fevereiro, e teve o diagnóstico e tratamento da doença feitos no hospital da rede estadual Professor Agamenon Magalhães (Hospam), localizado em Serra Talhada. Já a mulher de 59 anos apresentou os primeiros sintomas no dia 6 de fevereiro, tendo sido diagnosticada e assistida no hospital municipal Imaculada Conceição, em Serrita.

A Vigilância Epidemiológica da SES, juntamente com as vigilâncias dos municípios, está investigando a trajetória dos pacientes para saber se viajaram ou tiveram contato com pessoas de outros estados.

Segundo o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da SES, Eronildo Felisberto, o tipo 4 tem os mesmos sintomas (dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito) dos outros circulantes (tipo 1 e 2), e o tratamento é feito da mesma forma, com repouso e hidratação. "O sorotipo 4 não é mais agressivo que os demais. A diferença é que, como ele volta a circular em nosso território após 28 anos, grande parte da população tem pouca imunidade a ele, o que aumenta a possibilidade de epidemia, o que estamos combatendo com ações em várias", explica.

O vírus da dengue tipo 4 foi reintroduzido no Brasil em 2010, quando surgiram os primeiros casos na região Norte do País – nos estados de Roraima, Pará e Amazonas. Em 2011, foi notificado esse tipo de vírus no estado do Rio de Janeiro e, mais recentemente, na Bahia e Piauí, em pacientes sem história de viagens à região Norte. Em todo o País, desde o retorno do sorotipo viral, em agosto de 2010, 34 pessoas já foram infectadas pelo vírus, nos estados do Amazonas (11 casos), Pará (3), Bahia (2), Piauí (1), Rio de Janeiro (2) e Roraima (15, sendo 11 em 2010 e 4 em 2011). Antes disso, há 28 anos não se detectava o tipo 4 em no território brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário