quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nordeste é a terceira região em doadores de medula óssea

O Nordeste é a terceira região do Brasil em número de cadastros de doadores de medula óssea com 14% do total. Ela fica atrás apenas do Sudesde (48%) e do Sul (25%). Em seguida, vem as regiões Centro-Oeste e Norte. O levantamento foi feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), com base no cadastro dos 2 milhões de doadores voluntários.

Apesar de o Sudeste estar em primeiro lugar, a tendência é diminuir a concentração de doadores na região. Há cinco anos, por exemplo, 57% dos doadores cadastrados estavam nos quatro estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), segundo o instituto.

O levantamento revelou também o perfil dos doadores. Os cidadãos com menos de 45 anos de idade são os que mais doam. De acordo com o Inca, 88% dos doadores têm menos de 45 anos, e as mulheres representam 56% das pessoas cadastradas.

O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), administrado pelo Inca, é o terceiro maior banco de doadores do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário