sexta-feira, 20 de maio de 2011

Saiba como o Ministério Family Stations acredita que o Fim do Mundo será amanhã

Nos últimos meses, e como tive já oportunidade de referir neste espaço, o ano 2012 tem sido muito falado por, eventualmente, o mundo acabar nessa ocasião, mais propriamente no dia 21 de dezembro. Para isto, em grande medida concorreu uma ficção cinematográfica, que logo fez a imaginação ser tomada como REAL.

No entanto, nem todos vão na onda. Muitos há que percebem não haver qualquer fundamento legítimo para este tipo de anúncio final, também designado por apocalíptico. Entre eles, contam-se os estudiosos da Bíblia.

Apresento-lhe um desses eruditos que denunciam a fraude relacionada com 2012: Harold Camping, um americano de 88 anos, que dirige um ministério cristão intitulado Family Stations. Ele é célebre pelas suas distintas interpretações da Bíblia. Referindo-se a este tema (fim do mundo em 2012), ele considera-o como um conto de fadas e profere uma afirmação tão solene quanto verdadeira: a data não tem um único ponto de autoridade bíblica.

Pois não tem; nisso, Harold está totalmente certo. O problema começa quando ele tenta aprofundar o seu raciocínio... Harold estuda a Bíblia há cerca de 70 anos, tendo desenvolvido um sistema matemático de interpretação das profecias bíblicas. Alguns anos atrás, após examinar minuciosamente os seus cálculos, ele chegou à conclusão que o mundo terminaria em 21 de maio de 2011...

No entanto, esta não é a primeira vez que ele faz uma previsão específica acerca do fim do mundo. No dia 6 de setembro de 1994, dezenas de seguidores dos seus ensinos reuniram-se em Alameda, Califórnia, EUA, para saudarem o regresso de Cristo. Como tal não se confirmou, Harold admitiu um erro de cálculo nas suas previsões. Mas, então, como chega Harold à data de 21 de maio de 2011 como a data do fim do mundo? Acompanhe o raciocínio, se tiver paciência...

Segundo o seu entendimento, a Bíblia foi ditada diretamente por Deus (ao contrário do que diz I Pedro 1:21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo), sendo que cada palavra e número tem um significado espiritual. Harold entendeu que determinados números aparecem na Bíblia sempre que assuntos específicos são tratados.

O número 5, conclui ele, equivale a expiação; o 10, a plenitude; e o 17, o céu (por curiosidade, segundo o Pastor Adventista Doug Batchelor, 5 significa ensinamento e 10, lei e restauração). A partir daqui, ele estabelece o raciocínio que determina o fim do mundo em 2011.

Harold sugere: tendo sido Cristo pendurado na cruz no dia 1 de abril do ano 33, se avançarmos até 1 de abril de 2011, isso representa 1978 anos. Harold, então, multiplicou 1978 por 365,2422 dias - o exato número de dias em cada ano solar. De seguida, ele verificou que entre 1 de abril e 21 de maio, passam 51 dias. Somando 51 ao cálculo anterior dá um total de722.500.

Harold verificou então o seguinte paralelo: (5 x 10 x 17) x (5 x 10 x 17) = 722.500; ou, colocado em palavras (expiação x plenitude x céu) elevado ao quadrado. Ele conclui, portanto, que contando esse número de dias após a morte de Cristo, dá a data do regresso de Jesus e do fim do mundo. Agora, atente bem: Harold demorou anos de pesquisa e estudo até chegar a esta conclusão. Quero perguntar, como é que ele precisou de tanto tempo se, em breves cinco segundos, conseguimos ler na mesma Bíblia: mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai!!!

Recupero uma frase de Harold para classificar a sua conclusão: não tem um único ponto de autoridade bíblica. Tenha o cuidado de não se deixar levar por este tipo de fixação de datas para a volta de Jesus - esse não é o método defendido pela Bíblia. E, uma das coisas que acontece ao fazê-lo, é o descrédito da mensagem evangélica. OBS:Este texto não resrespeita nenhuma ideia ou estudo de Harold, apenas estamos mostrando seu raciocínio e dando nossa opinião sobre o assunto. Na Bíblia encontramos escrito que ninguém sabe o dia da volta de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário