quarta-feira, 22 de junho de 2011

26,25% sobrevivem com menos de R$ 136 no CE

Apesar dos avanços conquistados nos últimos dez anos, o número de pessoas vivendo em situação de pobreza ainda é muito grande no Ceará. Para se ter uma ideia, 53,66% da população possui rendimento inferior a ½ salário mínimo, 26,25% sobrevivem com menos de ¼ de salário mínimo e 4,45% não possui rendimento. Apenas 18,42% apresenta rendimento superior a um salário mínimo.

Os dados fazem parte do estudo “Mapeamento das Condições de Educação, Renda e Infraestrutura Domiciliar dos Municípios Cearenses Baseado no Censo 2010”, divulgado ontem (21) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Conforme o levantamento, entre os municípios com menor proporção da população vivendo com menos de ¼ de salário mínimo, corte mais próximo da linha de pobreza, de R$ 70,00, estabelecida pelo Governo Federal, estão Fortaleza (11,59%), Maracanaú (15,58%) e Eusébio (16,55%). Já os municípios com maior proporção da população perto da linha de pobreza são: Miraíma (55,02%), Granja (54,93%) e Choró (52,92%).

O estudo destaca que os municípios com menores proporções de pessoas vivendo com menos de ¼ de salário mínimo se concentram nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, com exceção dos municípios de Limoeiro do Norte e Russas que pertencem à macrorregião do Litoral Leste-Jaguaribe. Já os municípios com maiores proporções se distribuem pelas macrorregiões do Sertão Central, Sobral-Ibiapaba, Litoral Oeste e Cariri-Centro Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário