terça-feira, 5 de julho de 2011

Ceará - Vasectomias crescem 216,5% em cinco anos


O desejo de não ter mais filhos faz com que uma quantidade, cada vez maior, de homens opte pela vasectomia, método contraceptivo considerado por especialistas como simples, seguro, eficaz e, relativamente, acessível.

Em cinco anos, a procura pela cirurgia cresceu 216,5% no Ceará. Até abril deste ano, 105 vasectomias foram feitas em todo o Estado. Enquanto que em 2005 apenas 200 operações foram realizadas, em 2010, 633 homens optaram pelo procedimento, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). No total, de 2005 a 2010, 3.415 vasectomias foram efetivadas.

Somente em Fortaleza, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são consultados cerca de 1.300 homens todos os meses urologistas, médicos responsáveis pela autorização e realização da cirurgia. Uma média de 40 operações do tipo são feitas na Capital. Contudo, os pacientes só podem contar com duas unidades de saúde na rede municipal para realizar o procedimento, o Hospital Gonzaga Mota de Messejana e o Hospital Gonzaga Mota do bairro José Walter.

Critérios

A vasectomia torna o homem estéril a partir do corte realizado nos dois canais (ductos deferentes) presentes no órgão genital masculino, estes são responsáveis pelo transporte dos espermatozoides dos testículos ao pênis. Após o procedimento, o sêmen, líquido ejaculado durante o ato sexual, não contem mais espermatozoide e assim o homem não corre mais o risco de engravidar a companheira.

Para que o homem seja autorizado a realizar o procedimento, é preciso seguir alguns critérios contidos na Lei 9.263/1996, que regulamenta o planejamento familiar. Alguns deles são: ter mais de 25 anos de idade, possuir dois filhos vivos e observar os prazos e os procedimentos normatizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário