quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mais de 10 prefeituras do Ceará mudaram de mãos após a última posse de prefeitos. Desde 2009 são 14 administradores cassados, afastados ou mesmo que renunciaram ao mandato. O último caso aconteceu em Icapuí, no Litoral Leste, a 208 quilômetros de Fortaleza. O prefeito José Edilson da Silva (PSDB) sofreu cassação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o vice, Heverton Costa (PRB). Assim que a decisão judicial for cumprida ele será o 15º gestor a deixar o poder.

As informações foram repassadas  pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e pelo TRE.

A maioria das mudanças aconteceu em função da cassação de prefeitos e de seus vices. Grande parte dos políticos foi cassada por decisão do TRE, como é o caso de Icapuí. A decisão aconteceu na última segunda-feira (19), mas o presidente da Câmara Municipal, vereador Manuel ‘Cadá’ Jevoá, deve assumir somente após a publicação no Diário da Justiça. Prefeito e vice foram acusados de abuso de poder político e econômico.

Pesa contra o prefeito eleito a acusação de, em pleno ano de eleição, ter prorrogado os contratos de 484 servidores – medida considerada ilegal pelo TRE.

Afastamento

Outro motivo que gerou a troca de prefeitos em alguns municípios foi o afastamento dos representantes eleitos. Em Sobral, a 238 quilômetros de Fortaleza, o ex-prefeito Leônidas Cristino (PSB) deixou o cargo após ser convidado para assumir o Ministério dos Portos no Governo Dilma Rousseff. Já o vice, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (PT), assimiu a Prefeitura de Sobral.

Prefeitos presos

A prisão dos prefeitos de Senador Pompeu e Nova Russas foram os motivos que levaram à posse de novos representantes. No primeiro município, Ibervan Ramos (PSDB) assumiu o posto após a prisão de Antônio Teixeira de Oliveira (PT), e do vice-prefeito, Luis Flávio Mendes Carvalho. Ambos foram acusados de lavagem de dinheiro, desvio de verba pública e crime de peculato. Já em Nova Russas o vice-prefeito Paulo César Evangelista (DEM) assumiu o cargo de prefeito após a prisão de Marcos Alberto Martins Torres (PSC), acusado de formação de quadrilha e desvio de verba pública.

Em Juazeiro do Norte as mudanças foram repentinas. Depois de ter o mandato cassado em janeiro de 2011, o prefeito Manoel Santana (PT) e o vice-prefeito, José Roberto Celestino (PSB), foram reempossados no dia seguinte. Havia assumido o cargo o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Amélia Júnior (PMN).

Eleições

Recentemente, em Jardim e Umirim, houve eleições complementares. Foram eleitos Antônio Roriz e Zé Marieta, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário