sábado, 24 de dezembro de 2011

Chuvas voltam no CE; Estado deve ter bons índices próximo ano

O Ceará deve terminar o ano com chuvas em praticamente todas as suas regiões. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que o Estado teve precipitações nos últimos dias, inclusive de maior volume, e o fato deve continuar nas próximas semanas.

As chuvas fazem parte do período de pré-estação chuvosa - compreendido entre dezembro e janeiro. Em seguida, entre fevereiro e maio, o Estado tem a sua quadra invernosa. O próximo ano, inclusive, deve ter de boas precipitações. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê em 75% a probabilidade de o Ceará ter em 2012 chuvas dentro ou acima da média.

Dados da Funceme nesta sexta-feira (23) indicam que houve chuvas em 27 dos 184 municípios do Ceará. As precipitações se concentraram no Cariri e também na região Jaguaribana. Já na quinta-feira (22) foram registradas precipitações em 28 municípios. De acordo com a Funceme, a maior chuva aconteceu em Missão Velha, no Cariri, com 63 milímetros.

Chuvas são causados por efeito La Niña

Essas chuvas são causadas pelo "La Niña", que continuará favorável no início de próximo ano, explica o meteorologista José Felipe Farias, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Inpe.

"Esse fenômeno é causado pelo esfriamento das águas do Pacifico tropical, causando aumento no volume de chuva na região Norte do Brasil e no norte da região Nordeste. O fenômeno também causa falta de chuva no sul do País, mais especificamenteo no Rio Grande do Sul", diz o meteorologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário