domingo, 8 de janeiro de 2012

Ceará - Eleitorado analfabeto ultrapassa o índice nacional

As estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em relação ao eleitorado, revelam que o índice de eleitores analfabetos no Ceará é superior ao nacional. As informações referem-se à última atualização realizada pelo TSE, em novembro do ano passado, já que os dados de dezembro de 2011 ainda não foram publicados no portal do Tribunal.

Conforme os dados do TSE, o Brasil conta com 7.905.969 eleitores analfabetos, o que corresponde a 5,8% do eleitorado nacional. Já no Ceará existem 585.671 eleitores cadastrados como analfabetos, o que representa 9,87% do total do estado. Em relação à cidade de Fortaleza, a taxa de eleitores analfabetos é de apenas 3,12%, uma vez que existem 49.089 eleitores nessa mesma condição.

O Estado do Ceará também supera o índice nacional de eleitores classificados pelo Tribunal na categoria dos que apenas sabem ler e escrever. Enquanto no Brasil 19.102.962 estão nessa faixa, o que corresponde a 14,02%, no Ceará esse índice chega a 24,27% com um total de 1.440.740 inscritos. A Capital cearense revela um quadro inferior à situação nacional, pois com 186.877 eleitores que apenas admite saber ler e escrever, seu índice é de 11,88% em relação ao total de inscritos.

Quanto ao grau de instrução, as informações do Tribunal Superior Eleitoral mostram que os índices do eleitorado cearense são inferiores às taxas nacionais também em relação aos que têm o ensino fundamental completo e curso superior completo.

Estatísticas
As estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral na internet também indicam que no Brasil 13,85% do eleitorado tem o ensino médio completo e 7,52% conta com o ensino fundamental completo. No Estado do Ceará, a taxa de eleitores com o ensino médio completo é de 9,35% e de quem tem o ensino fundamental completo é da ordem de 5,38%.

Quando se trata de curso superior completo, os dados do TSE mostra que o índice nacional é superior ao dobro do Estado porque no plano nacional, a taxa de eleitores com curso superior completo é da ordem de 4,19% e no Ceará é de apenas 2,04% o índice de eleitores com curso superior completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário