segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vacina pode ser arma contra câncer de Mama

O mês de janeiro é tradicionalmente um período do ano em que aumenta a procura por exames e consultas, o famoso check-up.

Durante as férias, a maioria das pessoas faz questão de ver se a saúde está em ordem e, entre as mulheres, uma das maiores preocupações continua sendo um dos cânceres que mais matam no mundo: o de mama.

Porém, há boas novas quando o assunto é câncer de mama. É que recentemente o Centro Médico Militar de San Antonio (Texas) desenvolveu uma vacina que reduz as taxas de recorrência desse tipo de tumor, o que pode ser uma esperança futura para que cada vez menos mulheres sejam acometidas pelo problema.

De acordo com o radiologista Gérson Prado, a notícia chega em bom momento, pois ele crê que uma vacina pode ser uma arma poderosa no combate e controle da doença.
Ele explica que a vacina é chamada de E-75 e que a mesma passará em breve à fase final de testes para que possa obter a aprovação da Direção de Alimentos e Remédios daquele país.

“Um estudo desse tipo não beneficia somente o país em que está sendo feito e sim todo o mundo, que pode começar a obter o medicamento.

A vacina aponta para uma proteína que aparece, comumente, expressada em excesso nas células de câncer de mama chamada “receptor 2 do fator de crescimento epidérmico”.

A vacina consiste em uma mistura do peptídeo E- 75 da proteína HER-2, e um estimulante do sistema imunológico. Os testes começaram em 2001 com 220 pacientes e os pesquisadores fizeram um acompanhamento das mulheres durante cinco anos.

A metade das mulheres recebeu a vacina, que é uma injeção mensal por seis meses, e a outra metade foi o grupo de controle. O resultado foi muito promissor. A taxa de recorrência do câncer foi de 20% entre o grupo de controle e de 10% entre as mulheres que receberam a vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário