quarta-feira, 11 de abril de 2012

Família registra filhos com nomes como Némide, Resfa e Sétura


A família Feitosa é famosa no distrito de São Paulino, no município de Acopiara, interior do Ceará. A ´fama´ começou quando o casal de nome bem simples, Antônio e Estelita, decidiu batizar os filhos com nomes diferentes.

Os irmãos continuaram a tradição e, depois de três gerações, Nabucodonosor, Nabupolasar, Némide, Cleópatra, Sétura, Gefon, Atália, Resfa e Selomite fazem parte do mesmo ´clã´ na cidade no interior cearense.

Uma das filhas do casal Antônio e Estelita, Djanira Feitosa, conta que a inspiração para a maioria dos nomes da família veio da Bíblia. Apesar de ter criatividade e das referências históricas, Estelita lembra das dificuldades na hora de registrar os nomes dos filhos.

´Quando eu disse que queria colocar o nome de Nabucodonosor, que foi rei da Babilônia. O funcionário do cartório dizia: ´Esse nome é muito feio. A senhora sabe que Nabucodonosor foi um rei mau e passou anos comendo capim´. Aí, eu dizia: ´Mas isso não quer dizer que meu filho vai comer capim´. Ele nunca comeu até hoje´, conta.

As histórias e constrangimentos da família Feitosa são inúmeros. Quando Cleópatra Feitosa, filha de Djanira e irmã de Nabucodonosor e Nabupolasar, conheceu o marido, o pretendente na época perguntou logo se podia chamar a namorada de ´Cleo´.

´Eu já tive problemas com esse nome dela. Eu fui abrir uma conta conjunta e o gerente perguntou como eu tive coragem de casar com uma mulher com esse nome´, diz o professor universitário Francisco Teles Neto.

Gefon Feitosa, tia de Cleópatra, nome da famosa rainha do Egito, precisa soletrar o nome quando conhece alguém. ´Tenho que dizer letra por letra toda vez´, conta.

Mesmo com os problemas e brincadeiras, o advogado Nabucodonosor Feitosa já se acostumou com o nome. ´É como se a gente tivesse nomes quase com exclusividade´. ´Não existe Feitosa que não tenham partido do mesmo ponto. Não importa o nome, mas o sobrenome é comum a todos´, complementa Nabupolasar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário