domingo, 13 de maio de 2012

Novo teste diagnóstico do calazar será implantado nos 184 municípios do Ceará

Todos os municípios cearenses devem implantar, até o final do ano, o novo teste diagnóstico do calazar em cães, que apresenta o resultado em 15 minutos. A capacitação dos agentes municipais de endemias será feita por técnicos das 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), durante o Curso de Atualização em Vigilância e Controle de Leishmanioses, que realizado pela Secretaria da Saúde do Estado.

O evento acontecerá de 14 a 18 de maio, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar 2380, Meireles. O curso terá 45 participantes, incluindo técnicos das unidades do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) de Fortaleza, Senador Pompeu, Tauá, Icó, Crato e Juazeiro do Norte e de dez centros municipais de controle de zoonoses.

O Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Sesa, já dispõe de 200 kits para dar início, em junho, aos testes rápidos de calazar em cães. O novo teste possibilita o diagnóstico imediato, enquanto que o teste de laboratório demora mais de um mês para dar o resultado.

O exame de laboratório passará a ser realizado somente para confirmar os resultados positivos do teste rápido, que dispensa estrutura laboratorial e equipamentos, facilitando o uso no campo. Os testes serão realizados em cães pelos agentes de endemias, durante as visitas domiciliares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário