segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quase 90% do Ceará deve ser beneficiado com reforço na rede farmacêutica

Cerca de 88% do Ceará, isto é, 161 municípios, deverá receber assistência farmacêutica por serem considerados de extrema pobreza. Estes municípios são prioritários no Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério da Saúde e vão participar do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS) lançado na última sexta-feira (15).

O Qualifar-SUS Vai fortalecer o uso racional e a qualidade do acesso a medicamentos no Brasil. Para dar início as ações, o ministério investirá R$ 17 milhões na aquisição de mobiliários e equipamentos necessários para estruturação e manutenção dos serviços das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Farmácias no âmbito da Atenção Básica. Os recursos contemplarão 453 municípios do Brasil.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o programa inaugura uma nova fase na assistência farmacêutica no país. “Fortalecer os serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde vai impactar diretamente na melhoria da qualidade da saúde da população brasileira”, afirma.

Inscrições

As inscrições para os municípios elegíveis se cadastrarem no Qualifar-SUS estarão abertas até 13 de julho

Aqueles que fazem parte de outros programas da Atenção Básica, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) e o Sistema Hórus, terão prioridade na seleção de municípios a serem contemplados.

Para que a proposta seja eficaz, o programa será executado em quatro eixos – cuidado, educação, estrutura e informação –, incluindo ações que visem o aprimoramento dos processos e práticas de trabalho adotadas pelas gestões locais na assistência farmacêutica. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.saude.gov.br/medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário