sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Moradores no PI estão assustados com fumaça que sai de caverna

Parece brincadeira, mas é verdade, a 4 km ao norte da Comunidade Brejinho, no município de Assunção do Piauí/PI, há mais de um mês surgiu do fundo de uma caverna, uma grande fumaça vinda do interior do morro, de forma continua e muito acelerada, a fumaça apresenta um forte cheiro de enxofre, arde nos olhos e sai em forma de vapor.
 
Só vendo para crer, mas o fenômeno tem despertado curiosidade e está causando susto aos moradores que vão ao local para conferir. De acordo consulta aos populares da região, ninguém andou pelo local e, vendo de perto podemos constatar que a fumaça não é de um fogo normal, nem tanto está vindo de um local próximo da superfície.
 
Na opinião de Evaldo Miguel Reis, que trabalha em mineração, o fenômeno pode ser depósitos de restos vegetais no subsolo e em sua decomposição desprendem gases que terminam encontrando uma fenda e assim vazando para a superfície. Os mesmo em contato com o oxigênio podem entrar em combustão e produzir o fenômeno que está registrado nas imagens. “Existe a possibilidade de ser de origem vulcânica, porem muito rara", disse ele.
 
Muito antigamente, de acordo com moradores mais velhos na região, a caverna foi habitada por primitivos que, inclusive, deixaram sinais nas pedras e, agora o vapor da fumaça trás um corante parecido com aqueles que os primitivos usaram para fazer as gravuras nas pedras.
 
Em virtude de outros sinais (ou assombrações) que apareciam ali, o local foi apelidado de “purgatório” e o nome é bem sugestivo mesmo, porque no alto do morro a paisagem apresenta o formato da boca de um vulcão, algo muito sinistro, que revelam de um lado o super aquecimento da terra e de outro lado um dos sinais do “fim do mundo”.
Segundo informações do Sr. José Caetano da Silva, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assunção do Piauí, está sendo solicitada uma equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), para fazer uma visita ao local.
 
Enquanto isso, a população de Assunção do Piauí está abismada com o fenômeno e visitando o local a todo o momento a fim de tentar entender realmente do que se trata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário