sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Programa garante 3.356 cisternas de polietileno a famílias de Acopiara

 
É com entusiasmo que o Secretário de Agricultura de Acopiara, Dr. Moreira, trabalha para que, o mais rápido possível, tenhamos instaladas no nosso município essas milhares de cisternas que, sem dúvidas, são a melhor, mais rápida e simples forma de se guardar água durante a estiagem. “As cisternas vão permitir às famílias mais tranquilidade nos períodos de seca, facilitando o acesso a água para preparo de alimentos e higiene pessoal. A Secretaria de Agricultura, o Prefeito Dr. Vilmar e toda nossa equipe já realizamos reuniões com as comunidades e sabemos da grande necessidade deste líquido tão precioso que é a água”, reforçou Dr. Moreira.

Segundo João Carlos Moreno, coordenador geral do Projeto Água para Todos, cisterna de polietileno e Marcelo Arraes, supervisor do projeto no Centro Sul, que estiveram em Acopiara nesta quarta-feira, 20/02, a nossa cidade foi contemplada com um grande número de kits que são compostos pela cisterna, calhas, canos e bomba d’água.

Com capacidade para 16 mil litros de água, cada cisterna de polietileno armazena o suficiente para atender uma família de cinco pessoas num período de estiagem de até seis meses. As cisternas de polietileno começaram a ser usadas em 2011 e seu abastecimento é feito com a água da chuva captada por meio das calhas instaladas no telhado das residências. A instalação das cisternas é feita por mão de obra local e coordenada por meio de comitês municipais, com treinamento e capacitação dos beneficiários.

A durabilidade dos reservatórios de polietileno já pode ser comprovada em países como Austrália, México, China e Índia, onde seu tempo de vida útil contabilizou mais de 35 anos. Por serem produzidos especialmente para a exposição solar, recebem aditivos para resistir a raios ultravioletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário