quinta-feira, 21 de março de 2013

Acopiara começa a receber 3.356 cisternas de polietileno

Dr. Vilmar, Nelson Martins e Dr. Moreira

O município de Acopiara já começou a receber as cisternas de polietileno. De acordo com o prefeito Dr. Vilmar o município foi beneficiado com pelo mesno 3.356 cisternas, numa grande parceria com o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. 
 
Ainda no final do ano passado o prefeito acopiarense se reuniu na sede da SDA com o secretário Nélson Martins, que garantiu o benefício para a Terra do Lavrador. 


As cisternas vão permitir às famílias mais tranquilidade nos períodos de seca, facilitando o acesso a água para preparo de alimentos e higiene pessoal. 
 
A Secretaria de Agricultura através do secretário Dr. Moreira já realizou reuniões com as comunidades obj etivando identificar a necessidade de cada uma.
 
Cada cisterna tem capacidade para 16 mil litros de água, ou seja, o suficiente para atender uma família de cinco pessoas num período de estiagem de até seis meses. 


As cisternas de polietileno começaram a ser usadas em 2011 e seu abastecimento é feito com a água da chuva captada por meio das calhas instaladas no telhado das residências. A instalação das cisternas é feita por mão de obra local e coordenada por meio de comitês municipais, com treinamento e capacitação dos beneficiários.


A durabilidade dos reservatórios de polietileno já pode ser comprovada em países como Austrália, México, China e Índia, onde seu tempo de vida útil contabilizou mais de 35 anos. Por serem produzidos especialmente para a exposição solar, recebem aditivos para resistir a raios ultravioletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário