quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mais de 66 mil eleitores do Ceará têm título cancelado pela Justiça Eleitoral


A Justiça Eleitoral cancelou o título de eleitor de 66.365 pessoas no Ceará, que deixaram de  votar nas últimas três eleições.  Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (14).  De acordo com o TSE, até 25 de abril, prazo final para que os eleitores regularizassem sua situação junto à Justiça Eleitoral, existiam no Ceará 73.053 títulos passíveis de serem cancelados. Deste total, apenas 6.544 títulos foram regularizados. Em todo o país, foram cancelados 1.354.067 títulos eleitorais, sendo regularizados 155.663 títulos.

Segundo o TSE, os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos não tiveram o título cancelado.

Além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, o cancelamento do título pode impedir a retirada de passaporte ou carteira de identidade, o recebimento de salários de função ou emprego público e obtenção de empréstimos em instituições financeiras governamentais. Além disso, impede a nomeação em cargo público e a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Para ficar regular com a Justiça Eleitoral e não sofrer essas sanções, o eleitor que teve o título cancelado ainda pode regularizar a sua situação junto ao cartório eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) de sua cidade, com documento oficial com foto e comprovante de residência atual (originais e cópias), além de pagar a multa referente à ausência nas últimas eleições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário