segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ceará ganha destaque no mapa da pistolagem contra políticos


Um levantamento inédito feito pelo Jornal O Estado de São Paulo, na edição deste domingo (13/10), intitulado como “Sangue Político – as mortes nas disputas pelo poder na era democrática” aponta o estado do Ceará com 40 assassinatos, com motivação política.

Na Região Nordeste, o Estado cearense ficou atrás apenas de Pernambuco (201), Alagoas (114), Bahia (91), Maranhão (52) e Rio Grande do Norte (52). Ao todo 1.133 pessoas foram vítimas dessa barbárie silenciosa.
De acordo com a reportagem, dois terços dos inquéritos policiais não apontam autor nem mandante. A ampla reportagem destaca ainda, que os Ministérios Públicos Estaduais (MPEs) sofrem flagrante intervenção política. Já no Supremo Tribunal Federal (STF) a tramitação do processo é longa e lenta.

Um dos casos que ganham ênfase na reportagem é o crime de morte do médico João Jaime Ferreira Gomes, ocorrido em 1998, quando o então líder político era prefeito de Acaraú, a 255 km de Fortaleza. A cidade é citada novamente em outro crime de pistolagem, a do empresário Afonso Pontes, crime ocorrido nos anos 80.

Outro caso no CE é a morte do vereador Valdomiro Nascimento de Souza, na cidade de Pacatuba (RMF). A reportagem destaca com o titulo “Delegada vence medo e prende matador”, no qual Milene de Moraes fala sobre pressões e dificuldades para elucidar o crime.

Em outro trecho da reportagem o município de Milagres aparece com destaque nacional, por conta da morte de Iramilson Fernandes, assassinado em 2004, quando era segurança do prefeito da cidade, Hellosman Sampaio. O caso de Iranilson ainda está no STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário