quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Deputados aprovam PEC que reduz vagas de procuradores no Ministério Público de Contas

Com 31 votos a favor a apenas quatro contra, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira, 3, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz as vagas de procuradores do Ministério Público de Contas (MPC) no Ceará. Nos últimos meses, o órgão tem apontado vários casos de supostas irregularidades no Governo do Estado.

Os votos contrários foram dos deputados Eliane Novais (PSB), Fernanda Pessoa (PR), Heitor Férrer (PDT) e Lula Morais (PCdoB). O autor da PEC é o deputado Mário Hélio (PMN) e, na prática, o projeto reduz de seis para três as vagas de procuradores. A redução já foi proposta no ano passado pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que atualmente tem relação conflituosa com os procuradores.

Na ocasião, o procurador Gleydson Alexandre disse que o intuito da redução era “enfraquecer o Ministério Público de Contas” e classificou o fato como “retaliação” devido à atuação dos MPC.

Semanas atrás, diversas autoridades do Ministério Público cearense assinaram nota conjunta, na qual classificavam o projeto como “golpe no combate à corrupção”. Os governistas argumentam que se trata de uma “adequação” ao que já ocorre em outros estados.

Recentemente, Glaydson entrou com representação questionando o excessivo número de cargos comissionados na Assembleia, em contrapartida a um número menor de servidores efetivos. A contratação de comissionados chegou a ser suspensa, mas depois foi liberada por decisão dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário