quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dilma articula apoio no NE e ficará com palanque duplo no Ceará


A corrida pela Presidência da República acelera a montagem de palanques no Nordeste pelos pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Com a máquina na mão, a  presidente Dilma Rousseff largou na frente nessas articulações após a aliança entre o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva.
Com a movimentação dos pré-candidatos Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), as lideranças do PT colocaram o pé na estrada e ensaiam a definição de palanques de apoio a Dilma Rousseff no Nordeste.
A preocupação é que, com a entrada do governador de Pernambuco na disputa presidencial, Dilma venha a perder espaços políticos no Nordeste, daí a prioridade em articulações que garantam palanques mais robustos na região.

O Ceará é citado em uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo, edição desta quarta-feira, na estratégia eleitoral do PT. A reportagem relata que Dilma terá duplo palanque no Ceará. Os nomes não são citados, mas, pela interpretação do quadro pré-eleitoral, um dos nomes é o candidato do Governador Cid Gomes. O outro nome é o senador Eunício Oliveira, do PMDB, integrante da base do Governo Federal no Congresso Nacional.

A lista de pré-candidatos a governador no grupo de Cid Gomes inclui os nomes do ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino, do vice-governador Domingos Filho e do presidente da Assembléia Legislativa, Zezinho Albuquerque – todos do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O senador Eunício Oliveira tem esperança de se viabilizar candidato apoio por Cid Gomes, mas as sinalizações dadas pelos aliados mais próximos ao governador cearense indicam outros caminhos. Mesmo, assim, Eunício tem o apoio do PMDB nacional e conta com o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.

O presidenciável Aécio Neves ainda tenta convencer o ex-governador Tasso Jereissati a concorrer ao Senado. Tasso resiste, mas recolhido ao dia-a-dia da vida empresarial e presente timidamente nos bastidores políticos ainda nada decidiu. O pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, ainda não montou palanque no Ceará, mas trabalha nomes que possam concorrer à sucessão de Cid Gomes. Um dos nomes é da presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicole Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário