quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Fabricação e venda de armas de brinquedo poderão ser proibidas em Fortaleza

A fabricação e a comercialização de brinquedos que sejam réplicas ou simulacros de armas de fogo poderão ser proibidas em Fortaleza. Pelo menos é o que garante um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal.

A proposta, de autoria do vereador Eulógio Neto (PSC), entende-se por armas de brinquedo aquelas que “imitem, se assemelhem ou tragam o formato de arma de fogo”, bem como as que tenham: cano e gatilho ou que lembrem ou associem armas de fogo. Brinquedos que disparem líquidos, sons, bolinhas, espumas, luzes, laser, chicletes, balas e doces também serão proibidos.

Entre as punições previstas para os estabelecimentos que desobedecerem à lei, estão: advertências por escrito; multa que vai de R$ 5.000 a R$ 100.000; suspensão da atividade por 30 dias e cassação da licença de funcionamento.

Conforme o vereador, o objetivo do projeto é diminuir os casos de violência e crimes, nos quais criminosos “intimidam, assaltam e até estupram” com o uso de armas de brinquedo.

“Nos dias de hoje, estas são produzidas com tamanha perfeição que tais brinquedos confundem, à primeira vista, até os mais experientes e calejados policiais”, explica o parlamentar.

O projeto aguarda parecer da Comissão de Legislação da Câmara. Depois segue para o plenário e, se aprovado, irá para a sanção ou veto do prefeito Roberto Cláudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário