sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PF deflagra operação no Ceará contra esquema de diplomas de medicina falsos

A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão no Ceará, nesta sexta-feira (18/10), contra um esquema de uso de diplomas e documentos falsos de medicina emitidos na Bolívia. A operação denominada “Esculápio” foi deflagrada em 14 estados brasileiros e investiga 41 pessoas.

Conforme a PF, as investigações tiveram início após a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) informar que manteve contato com universidades bolivianas, as quais confirmaram que dentre os inscritos no programa de revalidação, 41 pessoas nunca foram alunos ou não concluíram a graduação nessas instituições.

O objetivo era obter revalidação para exercer a medicina no Brasil, obter diploma da UFMT e ingressar no Programa Mais Médicos do Governo Federal.

Ao analisar os documentos encaminhados pela UFMT, a PF constatou que, dos 41 inscritos no programa de revalidação, 29 foram representados por cinco advogados ou despachantes, que teriam substituído outras pessoas para realizar a inscrição dos supostos médicos.

No Ceará as buscas acontecem em Jaguaribe e em Brejo Santo. Além do CE, devem ser feitas buscas em Alagoas, Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os acusados serão intimados para prestarem esclarecimentos, podendo ser responsabilizados pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica. O nome da operação é em razão de que Esculápio é o Deus da medicina e da cura na mitologia greco-romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário