sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

96 pessoas tiradas do regime escravo no interior do Ceará


Uma operação conjunta entre Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 96 trabalhadores que estavam em situação de trabalho escravo no Interior do Ceará. A ação, que teve início no último dia 3 de dezembro, ocorreu em duas fazendas localizadas nos municípios de Granja e Barroquinha e foi concluída nesta quinta-feira (12).

De acordo com a PRF, os trabalhadores, que desenvolviam atividades relacionadas à produção do pó de carnaúba, estavam instalados em alojamentos precários, em más condições de higiene, sem banheiros, nem instalações elétricas. Alguns preferiam dormir debaixo de pés de cajueiro devido à precariedade dos locais onde estavam alojados, segundo informaram as autoridades policiais.

Ainda segundo a PRF, a alimentação disponibilizada era insuficiente, constituindo-se basicamente de arroz com feijão no almoço e no jantar, sem nenhuma mistura, com exceção do almoço das quintas-feiras, quando era fornecida carne de porco ou de frango.

Conforme os trabalhadores resgatados, a água era inadequada para consumo humano, já que não passava por nenhum processo de filtragem. Além das irregularidades apontadas, a PRF afirma que ficou constatado, durante a fiscalização, que durante todas as etapas do trabalho, do corte da palha da carnaúba até à produção do pó, o grupo não utilizava equipamentos de segurança, recomendados para esse tipo de serviço. 

Também não foi identificada a realização de exame médico admissional antes das atividades se iniciarem. Outra grave infração constatada pelos órgãos foi em relação à remuneração paga ao grupo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, eles recebiam em sistemas de diárias, sem direito ao descanso semanal remunerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário