quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Com 182mm, município de Farias Brito registra maior chuva no Estado


Aumenta a quantidade de municípios com registro pluviométrico na estação das chuvas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), choveu em 82 municípios do Estado ontem. A maior precipitação foi em Farias Brito, com 182 mm, registrados no posto de Cariutaba. A segunda maior foi na sede do mesmo município, com 110mm; seguida da precipitação em Jaguaretama, na região jaguaribana, onde choveu 78,4mm, no posto de Serrote Branco. Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, observou a terceira maior chuva do período, com 75mm.

Segundo a Funceme, esta pluviometria não se deve à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que provoca chuvas na estação. São oriundas de dois sistemas que estão atuando no Estado: nuvens que estavam no Oceano Atlântico e se acoplaram aos vórtices ciclônicos, provocando as fortes chuvas em várias regiões, especialmente no Centro-Sul, na faixa litorânea, Serra da Ibiapaba e Maciço de Baturité.

A previsão do órgão é que a partir de hoje, as chuvas continuem nessas regiões, mas de forma isolada e com tendência a diminuir e assim prosseguirão na quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário