sábado, 22 de março de 2014

Jornal publica suposta transcrição da conversa dos pilotos do voo MH370

O site do jornal britânico "The Telegraph" divulgou na noite desta sexta-feira (21) uma suposta transcrição da conversa dos pilotos do voo MH370 da Malaysia Airlines com os controladores de voo do aeroporto de Kuala Lumpur, de onde decolou com destino a Pequim, na China. O avião desapareceu no dia 8, com 239 pessoas a bordo.

Os dados trazem os 54 minutos finais da conversa, desde a decolagem até o último contato entre os pilotos e os controladores, quando o Boeing 777-200 da Malaysia deixa a área de controle da Malásia.

Nos minutos finais, o piloto avisa à torre que está atingindo a altitude de 35 mil pés e depois confirma a altitude mais duas vezes. Estas mensagens repetidas, segundo o jornal, seriam desnecessárias.

Não corresponde à rotina normal do piloto dizer, em menos de seis minutos, que a altitude permanece a mesma, afirmou o "The Telegraph". O jornal diz que uma das hipóteses investigadas para o caso é de sabotagem do voo.

A última mensagem trocada na cabine corresponde ao que já foi divulgado pelas autoridades da Malásia e os órgãos de investigação: os controladores pedem ao piloto que faça contato com a torre de controle da cidade de Hu Chi Minh, no Vietnã, assim que chegar a um ponto coberto por radar por eles.
O piloto responde: "All right, good night" (tudo certo, boa noite).

Minutos depois o avião mudou de rota, seguindo para oeste, em direção ao Estreito de Málaca. Autoridades da Malásia e dos EUA acreditam que a mudança de rota tenha sido feita de forma "deliberada" por alguém que introduziu a nova rota no computador de controle do avião.

O Boeing saiu da cobertura radar à 1h19 do dia 8, após o último contato com o controle radar da Malásia. O transponder foi desligado minutos depois e todas as comunicações cortadas.

Clique aqui e veja a íntegra da transcrição aqui (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário