sexta-feira, 7 de março de 2014

MPF terá núcleo para combater à corrupção no Ceará

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF) terá um núcleo especializado para atuar em processos que envolvam casos de corrupção. Esse núcleo vai ser chamado de Núcleo de Combate á Corrupção (NCC), terá cinco procuradores da República, destacados para tratarem exclusivamente de ações de corrupção ativa e passiva, desvio de verbas públicas e prevaricação. A proposta de criação do (NCC), foi do procurador-chefe do MPF-CE, Alessander Sales, e aprovada pelo Colégio de Procuradores da República do Ceará.

O núcleo será responsável também por ações que tratem de improbidade administrativa que leve dano ao erário federal, enriquecimento ilícito ou que violem princípios constitucionais da administração pública. “O NCC é um marco institucional importante, na medida em que possibilita uma atuação mais especializada do MPF no combate a todas as formas de corrupção no Ceará”, afirma o procurador-chefe do MPF-CE, Alessander Sales. “Trata-se de iniciativa que já vem sendo implantada em diversos Estados e que tem se demonstrado muito eficiente no combate da corrupção em todos os setores da vida pública brasileira”.

Além dessas atribuições, o NCC terá ainda a missão de aproximar o órgão, de outros órgãos de controle, como, TCU, CGU e Policia Federal, buscando assim fazer mais atuações em conjunto, com esses outros órgãos, dando assim mais agilidade e rapidez na tentativa de combater a corrupção no Estado do Ceará.  Os cinco procuradores destacados para trabalharem no NCC, serão destacados através de concurso interno do MPF-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário