sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ceará tem três casos confirmados de febre chikungunya

O Ceará tem três casos confirmados de febre chikungunya, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará. Segundo o boletim, dois dos pacientes contaminados são de Fortaleza e um teve o caso confirmado em Brejo Santo; os três foram contaminados quando viajaram para a República Dominicana. Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, há outros três casos suspeitos de febre chikungunya no Ceará.

Em relação ao caso de Brejo Santo, em 3 de junho o médico que atendeu o paciente suspeitou de chikungunya e determinou o isolamento por dez dias, para evitar a transmissão. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado realizaram os procedimentos de investigação epidemiológica e controle vetorial para evitar a disseminação da doença. O paciente já se recuperou e, na quarta-feira, 16 de julho, retornou ao Recife, onde mora.

Entenda a doença

A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.
Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, ela pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este ano, já houve 20 casos da infecção notificados no Brasil desde maio, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas, até o momento, todos são importados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário